Grupo de Estudos em Fotografia e Experiência
2023 • SESC Centro de Pesquisa e Formação
2020 - 2022 • Ateliê Pitã
mais infos (instagram): #ge_fotoexperiencia
interesse futuro: https://forms.gle/n3LU4swKkGPWqCGm8
Grupo de Estudos em Fotografia e Experiência
com Inês Bonduki
A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Dir-se-ia que tudo o que se passa está organizado para que nada nos aconteça. (...) Nunca se passaram tantas coisas, mas a experiência é cada vez mais rara.
Notas sobre a experiência e o saber da experiência, J. Larrosa
O Grupo de Estudos em Fotografia e Experiência se propõe como um espaço horizontal, aberto à produção e reflexão sobre a prática fotográfica, compreendida para além da produção de imagens. Procuramos mergulhar nessa prática em suas diferentes esferas de relação com a vida, ou seja, a partir de nossa presença no mundo, na relação com o meio e com as outras pessoas.
Por isso a palavra experiência, que nos ajuda a fazer permanente um estado de atenção, presença e vivacidade e a pensar e praticar as imagens de forma corporificada. Como coloca Jorge Larrosa, a palavra experiência vem do latim experiri, que significa provar, experimentar; e que possui em seu interior o radical periri, de perigo.
Os encontros têm como foco o acompanhamento dos trabalhos dos participantes, não apenas quanto ao seu resultado final, mas também e principalmente, em relação aos processos individuais de cada um, procurando fazer com que processo e resultado sejam parte de uma mesma experiência contínua de pesquisa e olhar crítico em relação à imagem e ao mundo.
Além do acompanhamento dos trabalhos, ao longo do semestre temos um tema de fundo que privilegia algum aspecto das relações entre prática fotográfica e experiência. Para este tema estão voltadas as referências artísticas e bibliográficas que trarão balizas para as discussões.
Os encontros acontecem ONLINE em ciclos de 4 meses (16 encontros) duas vezes ao ano: março a junho e agosto a novembro. Em paralelo ao grupo, temos uma imersão PRESENCIAL em diferentes bairros de São Paulo. Em 6 encontros, realizamos proposições práticas que têm o caminhar como método para experimentarmos a prática fotográfica compreendida sempre pelo viés da experiência.
dúvidas e questões:
@inesbonduki (instagram)
inesbonduki@gmail.com