Onde acaba a cidade?






O conjunto mancha urbana compõem-se por diversas ações que investigam a Região Metropolitana de São Paulo.

 

Neste ensaio, intermitente - a cidade e suas fronteiras (2017 - em andamento), parto de dados e elementos bastante arquitetônicos, como a foto aérea e a lista oficial de municípios da Grande São Paulo, para investigar seus limites físicos e virtuais. A partir das imagens do google street view são escolhidos pontos da cidade limítrofes, que parecem demarcar o fim da mancha urbana. São lugares que não se configuram nem como campo, nem como cidade, espaços instáveis, ao mesmo tempo restos e potências. 


O lugar voyeurístico é substituído então pelo embate físico do corpo no espaço urbano. As imagens são compostas como dípticos: a imagem virtual do google que motivou a conhecer o lugar junto à imagem que ali foi produzida. Às vezes há coincidência geográfica ou de enquadramento entre elas, às vezes não. As imagens do google, de 2011, podem revelar a natureza intermitente desses espaços de borda.


As incursões são realizadas antes e durante o nascer do sol, hora em que a maioria da população dessas regiões costuma acordar para ir trabalhar. 

Using Format